Assinar
Castanheira de Pera

Visitantes devem esperar, pede Castanheira de Pera

Em Pedrógão Grande, um grupo de jovens está a ajudar a população de risco a fazer compras de bens essenciais.

A Proteção Civil de Castanheira de Pera deu início a ações de desinfeção do espaço público ainda no fim-de-semana passado. Mas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus começaram antes, com o encerramento de espaços municipais como o cemitério (com exceção para cerimónias fúnebres), a biblioteca ou equipamentos desportivos.

Foram também suspensas feiras e mercados e encerrados os sanitários públicos de Castanheira, onde os habitantes apenas conseguirão contactar com serviços municipais por telefone ou email, uma vez que o atendimento presencial foi suspenso.

A autarquia, que tem feito grande uso da sua página nas redes sociais para comunicar com os munícipes, pede a quem não é residente para não visitar Castanheira de Pera neste momento.

” Mantenham-se em casa! Se não é residente, nao nos visite agora! Teremos todo o gosto em receber-vos quando isto passar. Protejam-se para que possam proteger os outros”, publica a autarquia.

A página de Facebook serve também como canal de transmissão de outras instituições do território, como lares de idosos. Como as visitas aos utentes dos Lares de São José e São Domingos estão interditas, a Santa Casa da Misericórdia disponibiliza um serviço de videochamada aos familiares. 

Pedrogão Grande tem grupo de jovens voluntários

A autarquia publicou nas suas redes socias um aviso que dá conta da disponibilidade de um grupo de jovens para ajudar a população de risco a fazer compras de bens essenciais como alimentos, bens domésticos e produtos farmacêuticos. O anúncio na página do Facebook do município tem quatro contactos pessoais e, em caso de dúvidas, os munícipes podem ligar para 236 480 150.

Covid-19: Empresa de gestão de água do Pinhal Interior vai aplicar tarifário social

Desde o início do mês tem preparado um plano de contingência municipal, activado no dia 9 de março, tendo sido tomadas medidas como o encerramento da piscina e ginásio municipais ou suspensão do controlo biométrico para funcionários da autarquia. O acesso ao quartel dos Bombeiros de Pedrogão Grande foi interdito por motivos de segurança.

Desde a semana passada que os mercados Levante e Municipal foram encerrados, tanto os de caracter semanal como mensal. O decreto presidencial estabelece que os talhos, peixaria e padaria manter-se-ão abertos com acesso pelo exterior. Vários espaços públicos do concelho de Pedrógão Grande sofrerão ações de desinfeção antimicrobiana.

Grupo de apoio vai a locais isolados de Figueiró dos Vinhos

Desde o início da semana, que Figueiró dos Vinhos está a proceder à desinfeção de espaços públicos tendencialmente mais utilizados, como farmácias, multibancos, supermercados ou postos de combustível.

Foi também constituído um grupo de apoio à população de Figueiró dos Vinhos, com voluntários disponíveis para comprar alimentação, produtos de farmácia e bens domésticos a pessoas que integrem grupos de risco ou vivam em sítios isolados, sem meios para o fazer de forma independente.

O município publica no seu site e nas redes sociais os números de sete voluntários de várias zonas do concelho, anunciando que estes usam uma t-shirt identificativa e que não irão entrar dentro das habitações. Tal como em municípios vizinhos, os pedidos deverão ser feitos com um dia de antecedência.

No caso dos serviços da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, o atendimento presencial foi suspenso, passando este a ser feito por telefone ou email. A autarquia vai providenciar o transporte ao domicílio das refeições de alunos com o escalão A com reserva prévia pelo número 236 559 170.

Camilo Soldado

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados