Assinar
Autárquicas 2021

Figueiró dos Vinhos: quase os mesmos nomes numa corrida diferente

Cinco candidatos concorrem à presidência da Câmara de Figueiró dos Vinhos no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Figueiró dos Vinhos

População residente 5296
Eleitores 5271
Freguesias 4
Câmara Municipal 5 eleitos
Assembleia Municipal 23 eleitos

Se houvesse uma linha de partida em que os candidatos à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos em 2021 se perfilassem, ela seria muito semelhante à de 2017. Todas as forças políticas que conseguiram eleger pelo menos vereador há quatro anos apresentam agora os mesmos cabeças de lista.

Ainda assim, uma das candidaturas era mais previsível. Aos 57 anos, o atual presidente, Jorge Abreu, parte em busca do terceiro mandato, depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2013. Se for reconduzido no próximo dia 26 de Setembro será o último mandato à frente da autarquia, uma vez que atinge o limite estabelecido por lei.

O PSD volta a apresentar Filipe Silva, que também já concorreu há quatro anos. Conseguiu 29,56% dos votos, mas apenas um vereador – ele próprio – perdendo um eleito em relação a 2013.

O Movimento Figueiró Independente, do ex-deputado socialista Carlos Lopes, ficou com o outro lugar no executivo. Atualmente vereador e com 56 anos, Carlos Lopes entra novamente na corrida autárquica, num concelho em que PS e PSD tem rodado na presidência da Câmara. O candidato foi eleito deputado pelo PS para a Assembleia da República, na legislatura de 2005 a 2009. Foi também chefe de gabinete do último governador civil de Leiria.

Em pano de fundo corre o processo nos tribunais para apurar as responsabilidades dos incêndios de 2017. Jorge Abreu, tal como os à data presidentes das autarquias vizinhas de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, está no banco dos réus, num julgamento que ainda vai a meio e que pode desgastar a imagem do autarca junto do eleitorado.

A CDU apresenta Pedro Mata, num terreno tradicionalmente difícil para a coligação entre comunistas e verdes: em Figueiró dos Vinhos, a CDU nunca ultrapassou a barreira da centena de votos. Depois há o estreante nestas andanças: o Chega, quem neste município do norte do distrito de Leiria apresenta o empresário de 47 anos, Flávio Tigol.

Conheça, de seguida, a opinião dos cinco candidatos em Figueiró dos Vinhos.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.