Assinar
Sociedade

Vote na figura e no acontecimento de 2022

Queremos saber a sua opinião. Veja aqui os principais acontecimentos e figuras do ano e vote nos seus preferidos.

Pelas melhores ou piores razões, há pessoas e acontecimentos que marcam 2022.

A redação do REGIÃO DE LEIRIA está a fazer esse balanço e análise, mas este ano também os leitores são convidados a escolher os momentos e as figuras que devem ficar “colados” a 2022, no que a esta região diz respeito.

A votação decorre até ao meio-dia do próximo dia 27 de dezembro. Cada leitor deverá escolher apenas uma figura e um acontecimento entre as 12 opções que são apresentadas e descritas abaixo.

O acontecimento do ano

Absolvição dos arguidos no caso dos incêndios de Pedrógão Grande
Cinco anos depois dos incêndios de Pedrógão Grande, que provocaram a morte de 63 pessoas e deixaram 44 feridas, os 11 arguidos julgados no processo foram absolvidos de todas as acusações. A leitura do acórdão aconteceu a 13 de fevereiro.

Acolhimento de refugiados ucranianos pelos municípios da região
Quando a guerra na Ucrânia rebentou e muitas famílias ucranianas saíram do país, os municípios da região prontificaram-se a acolhê-las e as populações manifestaram-se generosas e solidárias com o povo ucraniano.  

Campanha de marketing da União de Leiria e mobilização de adeptos
Fosse pela festa ou pelo futebol, há muito que não se via tanto público nos jogos da União de Leiria. Uma forte campanha de marketing levou ao estádio Magalhães Pessoa milhares de pessoas.

Campeonato do mundo de andebol em cadeira de rodas
Foi em Leiria, mais propriamente no pavilhão dos Pousos, que Portugal se sagrou campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas. A final entre a equipa nacional e a seleção dos Países Baixos aconteceu a 20 de novembro.

Compra da empresa Panicongelados pelo grupo francês Le Duff
A Panicongelados, que detém a marca Panidor, é uma das maiores empresas do concelho de Leiria, com um volume de negócios que ascende os 62 milhões de euros. Este ano, mudou de mãos ao ser adquirida pelo grupo francês Le Duff.

Desagregação de algumas freguesias da região
A desagregação de freguesias nos concelhos da região não colheu a aprovação de todos. Leiria, Pousos, Barreira e Cortes vão continuar agregadas. O mesmo não se passa com Monte Redondo e Carreira e com Souto da Carpalhosa e Ortigosa que se vão separar. No concelho de Pombal, vão desagregar-se Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze e ainda Guia, Ilha e Mata Mourisca. Em Alcobaça, Pataias e Martingança vão permanecer juntas. Já em Ourém, a votação das assembleias de freguesia foi favorável à desagregação de Gondemaria e Olival; de Rio de Couros e Casal dos Bernardos; e de Matas e Cercal.

Encerramentos da urgência geral do hospital de Leiria
Ao longo do ano foram mais de 60 as vezes que o hospital de Leiria pediu o encaminhamento de doentes por incapacidade de dar resposta no serviço de urgência geral, na especialidade de Medicina Interna.

Exclusão de Leiria da lista final de candidatas a Capital Europeia da Cultura 2027
O júri internacional não ficou convencido e rejeitou a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. Apontou falta de clareza e outros lapsos da proposta “Curar o comum” que envolvia 26 municípios.

Inauguração do novo mercado municipal de Leiria
O edifício sofreu obras de requalificação e ficou quase irreconhecível. O mercado reabriu em junho com melhores condições de trabalho e de higiene. A Câmara de Leiria, porém, não se livrou das críticas, sobretudo em relação à parte exterior do mercado.

Incêndios de julho nos concelhos de Leiria, Pombal e Ourém
Com mais ou menos intensidade, a história repete-se todos os verões. Este ano, repetiu-se com intensidade. O fogo ameaçou e consumiu várias casas e instalações empresariais.

Leiria Cidade Europeia do Desporto
O ano ficou marcado por centenas de atividades desportivas e milhares de participantes e espectadores. Como corolário, a Associação das Cidades Europeias do Desporto escolheu Leiria, entre nove concorrentes, como a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2022.

Reconversão do edifício do Cinema City em Shopping NorteSul
Um investidor de nacionalidade chinesa pegou no edifício do Cinema City e quis dar-lhe nova vida. Depois de algumas obras, o espaço reabriu com uma pista de gelo artificial, um espaço de realidade virtual e uma zona dedicada aos mais novos, além de lojas e restaurantes.

A figura do ano

montagem com fotografias de 12 pessoas candidatas a figura do ano

António Sales
O ano de 2022 teve um sabor agridoce para o médico socialista: viu o seu partido alcançar em Leiria uma vitória histórica nas legislativas de janeiro, mas na sucessão a Marta Temido na liderança do Ministério da Saúde, o seu nome foi preterido.

Augusto Arnaut
O comandante dos Bombeiros de Pedrógão Grande foi absolvido dos crimes de que estava acusado no processo do grande incêndio de 2017. O caso pode, no entanto, não terminar aqui. Ministério Público e alguns familiares das vítimas interpuseram recurso.

Auriol Dongmo
A atleta tem batido recorde atrás de recorde. Este ano, a lançadora do peso foi vice-campeã da Europa, campeã do mundo de pista coberta e recebeu o prémio de Excelência Desportiva pelo Comité Olímpico de Portugal.

Carlos Rabadão
Retirou Rui Pedrosa da presidência do Politécnico de Leiria, deixando-o cumprir apenas um mandato. Foi eleito e tomou posse em 2022 e promete uma viragem na instituição, nomeadamente com a luta pela designação de universidade.

Gonçalo Lopes
Foi um ano desafiante para o presidente da Câmara de Leiria, com a cidade virada do avesso devido a obras e o anúncio de grandes projetos. Este foi também o ano em que Leiria cumpriu e falhou grandes metas. Foi Cidade Europeia do Desporto e perdeu a corrida a Capital Europeia da Cultura.

João Carreira
É o protagonista de uma das notícias mais surpreendentes do ano. Natural da Batalha, planeou um ataque terrorista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi absolvido do crime de terrorismo, mas condenado a dois anos e nove meses de prisão em tratamento psiquiátrico.  

João Ferreira
Sagrou-se campeão nacional e europeu de todo-o-terreno e garantiu presença na próxima edição do rali Dakar. Em 2022, com 23 anos, tornou-se no mais jovem vencedor de sempre de uma prova da Taça do Mundo FIA de Bajas.

João Paulo
O fotógrafo Paulo Cunha tornou-o mundialmente famoso. João Paulo foi fotografado com uma ovelha às costas durante um incêndio, este ano, na freguesia da Boa Vista, concelho de Leiria. A CNN Internacional colocou a imagem entre as melhores do ano.

João Paulo Fróis
Antigo treinador de natação no Bairro dos Anjos (BA) foi afastado do clube por alegada praxe e abandono de menor. Com acusações de parte a parte, o caso foi parar a tribunal. Entretanto, surgiu um novo clube que levou cerca de duas dezenas de recordistas nacionais do BA.

José Ornelas
O ano foi agitado para o bispo de Leiria-Fátima. Escolhido para substituir António Marto na liderança da diocese, pouco tempo depois de tomar posse viu o seu nome envolvido em vários casos de encobrimento de abusos sexuais a menores por elementos da Igreja Católica.

Manuel Novo
Em ano de incerteza e crise, o empresário da Batalha inaugurou uma unidade de fabricação de impressão 3D de partes de moldes. Em 2022, a Erofio esteve ainda em destaque por liderar um dos consórcios da região que vai ser financiando pela “bazuca” europeia, com um projeto de 97,2 milhões de euros.

Vanessa Marina
Praticante de breaking (breakdance), a dançarina natural de Leiria deu cartas ao longo do ano em várias competições. Arrecadou o primeiro lugar na competição nacional, alcançou o bronze no campeonato da Europa e representou Portugal na final mundial em Nova Iorque.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados